CARTÃO DE CRÉDITO | PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

 

Cartão de Crédito | Pagamento por aproximação

O que é? Como funciona? Eu tenho? O estabelecimento recebe? É seguro?

O assunto não é mais novidade, mas as dúvidas sempre ocorrem até o assunto entrar na rotina. Para quem é do varejo, é importante se adaptar a esta nova tecnologia, porque o usuário, com certeza, fará uso desta facilidade.

O pagamento por aproximação é mais uma opção para realizar uma transação de pagamento por cartão de crédito, sem necessidade de fazer a inserção do cartão na maquininha ou pindpad. Para isso, utiliza-se as tecnologias NFC (Near Field Communication) e MST (Magnetic Secure Transmission).

Exemplo de dispositivo de pagamentos disponíveis são o Celular, Relógio, Pulseira, Anel e Etiquetas.

Os mais comuns, celular ou pulseira, é que mais estarão em uso.

No Brasil alguns cartões com chip já são emitidos com a tecnologia do NFC, sendo que a previsão é que todos os cartões da bandeira Visa emitidos a partir de outubro/2018 e os da bandeira Mastercard emitidos a partir de março/2019 tenham suporte a esta tecnologia. As pulseiras dependerão do emissor do cartão e funcionam semelhante ao celular.

Para o usuário:

Para pagar com o celular, é importante checar se seu smartphone oferece a tecnologia de pagamento por aproximação. Esta informação deverá conter no manual ou menu do aparelho.

Também é importante saber, se o cartão de crédito que você utiliza está disponível para ser cadastrado no seu app de pagamento. Os apps são responsáveis por aceitar o seu cartão e fazer a transação. Alguns desses aplicativos são: Android Pay, Samsung Pay e Apple Pay.

Basicamente funciona assim: Quando for usar o celular para o pagamento, comunique o lojista que o pagamento será por aproximação (A maquininha/pindpad precisam oferecer esta opção).  Assim que o atendente digitar as informações na maquininha/pindpad, basta aproximar o celular que ele faz o resto. Não precisar digitar nada.  O sistema faz uma troca de informações com a maquininha/pinpad, ou seja, o celular transfere informações básicas para o pagamento ser aprovado. E nem a senha não precisa ser digitada.

Em alguns casos, para maior segurança, existe um valor mínimo sem precisar digitar a senha. Após este valor, o usuário precisa digitar a senha na maquininha/pinpad; mas em qualquer hipótese, não precisa levar o cartão na carteira, somente o celular.

Em caso de dúvidas, procure a instituição financeira/fornecedora do cartão para melhores esclarecimentos.

 Para o lojista/empresa:

Receber o pagamento por aproximação não muda em nada; somente é necessário verificar se o equipamento utilizado para fazer o recebimento tem esta opção (geralmente identificada por símbolo). Na dúvida contate o suporte do equipamento.

No caso de transação TEF, além do pindpad, faz-se necessário algumas configurações no Sitef. Certifique-se de que estas configurações estejam atualizadas e habilitadas junto com o seu fornecedor.

Muito importante: não esqueça de preparar sua equipe de atendimento: eles precisam estar inteirados de que o estabelecimento faz uso desta tecnologia no recebimento e preparados, também como usuários, para auxiliar o cliente no que for preciso no momento da transação.

Em caso de dúvidas, procure o fornecedor das tecnologias de varejo que atendam seu estabelecimento.

 

Esse serviço promete ser mais seguro, já que não precisa levar dinheiro ou mesmo cartão de crédito no bolso. Quanto a transação, continua igual: as informações compartilhadas são apenas para pagamento e não são compartilhadas.

Tire também  suas dúvidas conosco e saiba como funciona este assunto em nossas soluções.

A SOFTISE cria , copia e segue sempre a melhor métrica para o varejo.

 

SOFTISE, Software para o varejo.

 http://www.softise.com.br 

Office:  +55 44  3649-8401

softise@softise.com.br

 

softise Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *